APRESENTAÇÃO

A Universidade Federal de Goiás implantou em 2011 o Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal. Este é um programa acadêmico, nível mestrado, vinculado à área de Ciências Biológicas I da CAPES. Este programa visa propiciar aos alunos subsídios para atuarem nas diferentes áreas da Botânica, conhecerem e buscarem estratégias para a conservação da biodiversidade vegetal com ênfase ao Cerrado. O curso oferece disciplinas atualizadas que, juntamente com outras atividades propicionam ao discente envolver-se e atuar na docência e em projetos de pesquisa. A proposta do programa está inserida na área de concentração Botânica, que engloba os estudos realizados com organismos fotossintetizantes (plantas, algas e cianobactérias). Nas linhas de pesquisas desenvolvidas dentro do Programa busca-se analisar a sistemática, dinâmica de populações, anatomia e fisiologia principalmente das comunidades vegetais do Cerrado, incluindo interação planta/micro-organismos e atividade biológica de produtos naturais de origem vegetal.

O programa em nível de Mestrado representa uma consolidação das atividades dos pesquisadores da área de Botânica da Universidade Federal de Goiás, que se qualificaram com vistas a formar e aperfeiçoar recursos humanos em Biodiversidade Vegetal (Botânica) para suprir os diversos campos de ação disponíveis preferencialmente nas Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.

O perfil do mestre em Biodiversidade Vegetal é de um profissional preparado para a atuação em diferentes áreas nas quais a Botânica for fundamental, principalmente no que tange ao inventário, conservação, preservação e ao uso racional dos recursos vegetais.